top of page

No meio de Urubus!

Durante a minha vida, aprendi algo bastante importante.

Aprendi com a experiência que existem pessoas que "crescem e se fortificam" através da estagnação e fraqueza de outras pessoas.

Essas pessoas deliciam-se com esse estilo de vida. Talvez não conheçam outra forma de ser!

Talvez tenham aprendido que desta forma sempre lhes deu resultados, até que um dia irão entender que a estrutura em que se sustentam é bastante frágil e insegura. Estas pessoas, eu as comparo a Urubus.


O Urubu é uma espécie de ave que voa a baixa altitude, sempre á espera de encontrar animais mortos no solo. Quando veem um animal morto, por mais fome que tenham, espera cautelosamente durante cerca de uma hora, avaliando eventuais perigos.

É uma ave calculista, portanto. Quando se convence que não existe nenhum perigo, “ocupa a sua posição” e come até não se poder mexer mais.


Em sociedade, (con)vivemos com todo o tipo de pessoas, incluindo urubus!

É fundamental aprendermos a usar cada aprendizagem no sentido de obtermos mais e melhor protecção.


Então, como podes detectar um urubu no seu dia-a-dia?


1 – Os urubus no seu dia-a-dia são pessoas que andam sempre por perto que, á semelhança dos Urubus, estão sempre a rondar a baixa altitude, esperando a melhor oportunidade.

Essa oportunidade pode ser quando "a confiança" entre as duas pessoas está em "alta" – aproximam-se ainda mais para "ganhar a confiança" – na cabeça desses urubus, ter o “inimigo” ao lado deles é conveniente. Ou então, "aproximam-se" numa fase menos boa, atacando de maneira subtil para tirarem proveito próprio “sem danos colaterais”.


2 – Os urubus, logo pela manhã trazem atrás de si um delicado rasto de destruição emocional!

Todos á sua volta vão sentindo os efeitos destrutivos do seu estado emocional camuflado, através da manipulação, das “fragilidades”, da vitimização e até mesmo das"palavras bem intencionadas e conselheiras".

Esta espécie é uma espécie que suga as energias da sua “presa”, para que esta “morra” mais depressa. Esta espécie precisa desta forma de alimento para a sua vaidade.


3- Reparem que:

- Quando está sol dizem “nunca mais vem chuva. Já faz falta!”;

- Quando chove dizem: "está sempre a chover. Já chega de chuva!”;

- Quando está frio dizem: “está muito frio! Nunca mais chega o calor,”;

- Quando está calor dizem: “Este calor é perigoso para a saúde”;

- Quando chega a sexta-feira dizem: “só faltam dois dias para segunda-feira…” ou “o fim se semana passa rápido…”;

- Quando chega a segunda-feira dizem “nunca mais chega a sexta-feira…”


4 – Quando se fala a essa espécie de urubu de um eventual projecto com o qual estamos entusiasmados, têm sempre uma palavra de “apreço e de simpatia” para te deitarem por terra e desmotivar. Mas sempre "com a melhor das intenções", claro!




Já identificaste algum urubu na tua vida?


As pessoas influenciam-se umas às outras de forma positiva ou negativa, de forma consciente ou inconsciente – estado emocional. Se não estiveres conscientes do teu estado emocional e o deixares desprotegido, a vaguear livremente, mais cedo ou mais tarde alguém se apodera do teu habitat natural, dominando-te da forma que lhe será mais útil!


Tu tens o domínio do teu habitat natural?


62 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page