top of page

Alegoria do Capitão

Atualizado: 27 de jan. de 2022


O capitão de um navio é o especialista experiente que comanda o navio durante a viagem efetuada em alto mar em direção ao destino desejado.

O capitão é a pessoa que mais tem autoridade dentro do seu navio, pois ele é o único responsável pela direção tomada pelo seu navio. É o capitão que está encarregue de coordenar e ordenar todas as áreas do seu navio, desde o convés até às maquinarias e câmaras. Além disso, é o capitão que estuda a viagem e a rota mais indicada a seguir.

O capitão, além da autoridade que tem dentro do seu navio, é também a pessoa mais adequada e capaz de cuidar da sua tripulação, pela sua força interior e espírito corajoso.

Nessa viagem, o capitão é a pessoa indispensável na orientação do seu barco durante a viagem.



Pela viagem, haverá momentos de contemplações das maravilhas pacificas que o mar tem para oferecer, golfinhos saltitantes e sorridentes, frescos e esperançosos amanheceres, tranquilos e silenciosos anoiteceres, céus magicamente estrelados e marés ritmadas embalando para um sono profundo.

Nessas encantadoras vivências, o capitão partilha com a sua tripulação toda a felicidade da sua viagem, guardando momentos inesquecíveis que unem corações através de recordações gravadas com intensas e aprazíveis emoções.


Mas nem sempre a viagem é doce!

Nesse movimento haverá momentos de sofrimento. Monstros que se mostrarão vindos do fundo do mar, noites frias e agoniantes, amanheceres desesperantes, tempestades imprevistas que farão cair pesadas chuvas e fortes ventos que provocarão ondulações assustadoras e descontroladas induzindo receio, medo e ansiedade perante o incontrolável da natureza.

Nestas vivências turbulentas, o capitão assume toda a sua máxima responsabilidade para poder responder, com a atitude mais adequada, às adversidades apresentadas durante a travessia do mar, utilizando toda a sua sabedoria e energia interior adquirida das suas experiências náuticas, aplicando toda a sua inteligência, flexibilidade e resiliência para guiar o seu navio a um porto seguro.


Perante as tempestades, um bom capitão sabe que criar resistências aumenta a probabilidade de afundar o seu próprio navio, aceitando que o melhor é largar o leme e fluir de acordo com a tempestade, pois a sua sabedoria de vida diz-lhe que uma tempestade termina sempre em terra firme.



Esta alegoria serve para introduzir a apresentação das sessões de grupo que iniciarei no Porto. Deixo aqui o link para que possa obter mais informação:



Pedro Gomes - Especialista em relacionamentos e processos de gestão emocional

+ Especialista em Coaching pessoal e emocional (célula profissional Nº S495-2017PT, International Coaching and NLP Training Academy), Portugal

+ Especialista em PNL com especialização em foco terapêutico e emocional, Portugal

+ Especialista em Inteligência Emocional, España

+ Master em Psicologia Holística, España

+ Especialista em Inteligência não verbal, España

+ Especialista Inteligência Emocional Neurociência, España

+ Formador Profissional certificado na área do Comportamento Humano, Portugal

+ Orador, Escritor, Consciencializador e Palestrante Motivacional

Facebook: Pedro Gomes

80 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page