top of page

Gratidão

Existe muito para dizer sobre este tema.

Assim, introduzo que a GRATIDÃO é um estado emocional que gera paz directamente a partir do nosso interior para o que nos rodeia.


Só por hoje, sente-te grato por seres livre e te permitires fazer as tuas próprias escolhas?

Então vive-as! Hoje sentes-te grato a algo ou alguém?

Então agradece a essa pessoa!





"GRATIDÃO É A MEMÓRIA DO CORAÇÃO.”

Que sentido dás tu a esta frase tão conhecida?



O lembrar e reconhecer acerca de alguma situação ou pessoa, estão intimamente ligados ao nosso coração como se houvesse um fio invisível imenso, que nos permite estar conectados com o bem que trouxeram à nossa vida.

Contudo, a memória do coração é apenas uma parte que compõe a verdadeira gratidão.

A outra parte, tão ou mais importante, é a própria conclusão sobre a completa e verdadeira gratidão.


É insuficiente ter só a memória do coração, pois isso é incompleto num mundo em que tudo está interligado e onde ação é o “corpo" da mudança!

Se me for permitido, acrescento a conclusão da verdadeira definição de gratidão –

A gratidão é a memória do coração, mas também a acção de coração.


A Gratidão é a memória do coração, mas também a acção de coração

Em questões de relações humanas, a ação de coração pode estar em gestos mais elaborados, assim como nas pequenas coisas que podem tornar a vida de quem te sentes grato um pouco melhor. Naturalmente, a pessoa a quem nos sentimos gratos quer o melhor para ti! O que pensas de retribuir a tua gratidão?

Então o que pensas de dar o teu melhor de ti por aquela pessoa?

O teu melhor pode passar por um acompanhamento para ajudares a pessoa a ultrapassar obstáculos (como possivelmente te ajudou a ti, de alguma forma).

Pode passar por um simples telefonema ou quem sabe apenas um convite para tomar um café (como possivelmente fez contigo quando mais precisaste).


Vivemos uma espécie de ilusão de imortalidade, – não fossem as nossas atitudes do dia a dia – uma inconsciência que nos remete para a desvalorização das coisas mais simples e mais valiosas da vida. Cada minuto que passa, passou, não volta. Cada instante passa, até que chega a morte… Aí, pensamos em tudo o que esperámos que acontecesse e não aconteceu, e também pensamos no que não agimos para que acontecesse… É hora de despertar! De tomar consciência das pequenas coisas mais grandiosas e perceber que a vida que temos é única e que não temos nenhuma espécie de “reset”. É um desgaste de vida vivermos as pequenas coisas mesquinhas, os pequenos e insignificantes detalhes que em nada contribuem para a nossa evolução!

Já pensaste que daqui a 100 anos, ninguém que existe agora estará nesta vida, neste planeta, nesta dimensão? O que fica é apenas o nosso resultado, a nossa obra, o nosso legado.



No fundo a GRATIDÃO é o agradecimento aos nossos antecessores por tudo o que evoluíram para nós (MEMÓRIA DO CORAÇÃO) e a nossa contribuição para a evolução dos nossos sucessores (ACÇÃO DE CORAÇÃO).



A gratidão é esta composição, esta coexistência:

A MEMÓRIA DO CORAÇÃO + A ACÇÃO DE CORAÇÃO.


Aprecia a beleza da vida nas coisas e acções mais simples, pois é o maior valor que podes encontrar! Agradece todos os dias a ti mesmo, aos outros e a este magnifico sistema inteligente que é a simplicidade da Natureza, que te permite a vida, a tua existência.







GRATIDÃO nas pequenas coisas mais simples da vida.





Gratidão nas pequenas coisas mais simples da vida... Para ti, o que quer isso dizer?

Tu paras para pensar nas pequenas coisas naturais integrantes da tua vida diária?

Nós acordamos de manhã e conseguimos ver o sol raiar, conseguimos ouvir o chilrear dos pássaros, conseguimos falar com quem tomámos o pequeno-almoço, conseguimos caminhar até a um jardim, conseguimos pensar sobre o planeamento do nosso dia... Nunca pensámos que estas pequenas coisas podem um dia não estar lá.  Achamos que são coisas adquiridas e nem valorizamos.

Já pensaste que um dia podes não ter alguma das funções motoras que a Natureza te deu?

Reflecte agora mesmo sobre as dádivas que a Natureza te proporcionou.

Consegues reconhecer que a Natureza te deu capacidades que te distinguires dos restantes seres vivos?

Consegues ver a beleza e perfeição da Natureza reflectida em ti?

E tu, o que tens agradecer à Natureza?


Se pretendes aprender um pouco mais como podes mudar a tua atitude perante a vida, o teu contacto comigo é muito bem vindo!

Juntos, poderemos delinear um plano de como te poderei ajudar, como já fiz com muitas pessoas nestes meus dois anos de experiência e contacto com pessoas que tinham como objectivo melhorar as suas vidas! Aqui estou, para ti e por ti!

Só por hoje sente-te grato por seres a criação mais bela da Natureza!

49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page